Motoboy: como aumentar a durabilidade do pneu da sua moto

28/08/2019 13:27

Um dos itens mais importantes da moto são os pneus ele faz toda diferença na segurança do Motoboy

 A vida útil pode variar  de acordo com o tipo de pneu e de moto. Segue  algumas instruções e cuidados para  aumentar a durabilidade os pneus

A correta calibragem

A calibragem Interfere  diretamente na durabilidade dos  pneus, no consumo de combustível e na segurança do motoboy e motociclista  e deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante da moto. Leia  o manual, onde estão as informações sobre a calibragem correta.

Quando trocar os pneus da moto

A maioria das  motos no manual  instruem que os pneus durarão e 10 mil km nas motos esportivas, enquanto que nas motos custom devem rodar cerca de 12 mil km. Mas muitos fatores podem aumentar ou diminuir o tempo de uso e o desgaste, como a forma de conduzir a moto, o tipo de piso e ocorrências que provocam bolhas e cortes.

Para saber a hora certa de trocar os pneus é preciso ficar de olho no indicador que é conhecido pela sigla que é uma pequena saliência que fica localizada entre os sulcos dos pneus e serve como indicador de desgaste da banda de rodagem. Quando os sulcos dos pneus atingirem a profundidade de 1,6 mm, o que é indicado pelo TWI, significa que está na hora de trocar os pneus. Também é importante ficar de olho no desgaste dos pneus porque, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir um veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, sujeita o condutor a multa e retenção da moto.