Fique alerta para o recebimento de notas falsas em Blumenau e Região

27/08/2019 09:28

 

Consumidores, comerciantes  empresas de entregas rápidas com motoboy e  fretes, vendedores precisam ficar atentos a circulação de notas falsas e não só as de valor alto de 50,00 e 100,00 hoje  existes golpes em até notas de 5,00 trazendo muitos prejuízo para todo comercio.  Muitas dessas falsificações são bem  perceptíveis  e de fácil identificação, mas nem sempre é assim; algumas exigem uma análise mas aprofundada, para que seja constatada a fraude.

 

Confira algumas dicas de como se prevenir:

1. Atenção estão circulando muita notas falsas de baixo valor de e 10 e 20 nessas cédulas a dica é olhar para o número referente ao valor no canto superior direito muda de cor, do azul para o verde, conforme ela é movimentada

 

2. Veja as marcas d’água - Segundo informa o Banco Central do Brasil, você vai segurar a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara à esquerda, as figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro.

 

3 . Preste atenção na mudança de cor - as notas lançadas em 2010 possuem um diferencial em cima das falsificadas: elas mudam de cor, quando colocadas sob a luz ultravioleta.

 

4. Confira a faixa holográfica  e o quebra-cabeça - Coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota. Em notas falsificadas, você não encontra isso.

 

5. Olhe o alto-relevo - Pelo tato você sente o relevo em algumas áreas da nota.

 

6 . Olhe o fio de segurança - Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele, estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de dez, 20, 50 e 100 reais. As notas falsas não possuem eles.

 

7.  Número escondido - coloque a nota na posição horizontal e contra a luz para você perceber um número escondido. Somente as notas verdadeiras possuem esse número escondido no lado direito da nota.

Crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal. Quem falsifica, fabrica, adquire, vende, troca, guarda ou tentar colocar uma cédula falsa em circulação está passivo de prisão com penas que variam de três a 12 anos de reclusão. Por isso, é importante não passar a nota adiante. A vítima deve procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência.